curta nossa pagina

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

Operação policial em favela do RJ resulta em 13 mortos e nove feridos

Operação policial em favela do RJ resulta em 13 mortos e nove feridos


Ação ocorreu após uma manifestação pacífica em Bonsucesso (RJ); no momento, cerca de 400 policiais continuam patrulhando o interior da comunidade
25/06/2013
da Redação
A favela Nova Holanda, situada no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, foi alvo de uma operação policial na noite dessa segunda-feira (25), que resultou no saldo de pelo menos 13 mortos e nove feridos. A ação, que envolveu agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Tropa de Choque e da Força Nacional, ocorreu após uma manifestação pacífica em Bonsucesso (RJ). Policiais alegam que houve arrastão durante o ato.
Cerca de 400 policiais militares do Bope, Batalhão de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do 22º BPM (Maré), além de equipes da Divisão de Homicídios (DH) e da Força Nacional, continuam no interior da Favela Nova 
Holanda. O Bope montou uma base na Avenida Brasil, próximo à Passarela 9, de onde as equipes partem para operações na comunidade.
Segundo os moradores, a operação durante a noite também teve uma série de violações de direitos, como invasões de domicílios seguidas de depredações, saques e intimidação de moradores por parte de policiais.
Para protestar contra a violência policial, um grupo de moradores do Complexo da Maré fez uma manifestação na pista lateral da Avenida Brasil, sentido zona oeste, na altura da Favela Nova Holanda. Os manifestantes chegaram a deitar no chão da via expressa, mas foram dispersados com bombas de efeito moral lançadas por policiais.
O Observatório de Favelas, que atua na região, realiza uma mobilização, com concentração em sua sede -- na Rua Teixeira Ribeiro, 535, na Nova Holanda --, para pressionar as autoridades a interromperem a operação imediatamente.

FONTE 
Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário